sexta-feira, 18 de abril de 2008

Estúdio Demetra

Da união entre o Design e a Comunicação, com namoros entre a moda, a arte e a educação, surgiu a idéia de se estruturar no Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco um estúdio de moda. Uma demanda reprimida já há algum tempo!

Começamos, então, com alguns grupos de estudo sobre moda.

Comunicação & Moda

De início, desenvolvemos uma disciplina que relacionasse a Moda com a Ciência da Comunicação. Estudamos as teorias da Comunicação de Massa como "pano de fundo" para se entender a moda (aliás já foi oferecida 3 vezes essa disciplina e estamos na quarta turma).Os resultados puderam ser apreciados na Exposição Moda, Comunicação e Cultura na Galeria Capibaribe, no hall do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, em junho de 2007.


A moda no Século XX, foi exposta através de mini-modelos confeccionados para bonecas. Foram 21 modelos, desde a belle époque às infovias ciberespaciais dos anos 1990. Passeamos pelas décadas do século passado. Das Grandes Guerras Mundiais ao new look, os protestos e a irreverência da moda punk. Mais de 1200 pessoas assinaram nosso livro de visitas em apenas 10 dias.



Além da mostra de trabalhos dos alunos de Design, tivemos palestras sobre o Estilismo e Design, ensino e pesquisa em moda e, não podería deixar de faltar, mídia e moda.

Também temos trabalhado com...

Design de Produto com Valor de Moda I

Utilizando metologia XDM aplicada à moda, desenvolvemos projetos de estamparia para camisetas.

O tema seria "futuro" e cada grupo deveria escolher o conceito que iria trabalhar. Assistiram filmes, procuram em livros, revistas etc.

Do primeiro filme de ficção científica, Metrópole, à conquista do espaço em 2001: uma odisséia no espaço, passando pelas relações entre homens e robôs em os Jetsons retiramos elmentos que subsidiassem um tempo ainda por vir.

Delimitamos nosso público-alvo e geramos nossas alternativas, para, então, implementá-las.
Design de Produto com Valor de Moda II

Dando continuidade à elaboração de projetos utilizando a metodologia XDM, desenvolvemos coleções de inverno e verão para games como o "the sims".






Moda em Revista

Nesta disciplina , colocamos as nossas mãos, mentes e bastante trabalho para elaborar uma publicação abordando a moda, tanto na academia como na prática. O resultado é a Revista Demetra: design, comunicação e moda.

Uma nova revista de moda?!?!?!

Concebida em meados de 2007, começa a ganhar forma (em bits) em abril de 2008, para poder ser lançada em formato de objeto de desejo para todos que consomem moda.
Cobertura do Oi Fashion Tour 2007, Recife

É com grande honra e grandes perspectivas que lançamos o blog de nosso estúdio. Aqui vamos partilhar nossas experiências: pesquisas sobre a moda e suas facetas. Os resultados de nossos trabalhos serão publicados para que possamos mostrar o que estamos descobrindo e inventando.

Nossa rotina de trabalho é mais ou menos assim:





Sintam-se à vontade para contribuir!

1 comentários:

Dumuro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.